segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Especialista indica que pelo menos 30% de 20 alimentos analisados não poderiam estar na mesa do brasileiro
Os indicadores que apontam o pujante agronegócio como a galinha dos ovos de ouro da economia não incluem um dado relevante para a saúde: o Brasil é maior importador de agrotóxicos do planeta. Consome pelo menos 14 tipos de venenos proibidos no mundo, dos quais quatro, pelos riscos à saúde humana, foram banidos no ano passado, embora pesquisadores suspeitem que ainda estejam em uso na agricultura.
Dos agrotóxicos banidos, pelo menos um, o Endosulfan, prejudicial aos sistemas reprodutivo e endócrino, aparece em 44% das 62 amostras de leite materno analisadas por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde, cidade que vive o paradoxo de ícone do agronegócio e campeã nacional das contaminações por agrotóxicos. Lá se despeja anualmente, em média, 136 litros de venenos por habitante.

Na pesquisa coordenada pelo médico professor da UFMT Wanderlei Pignati, os agrotóxicos aparecem em todas as 62 amostras do leite materno de mães que pariram entre 2007 e 2010, onde se destacam, além do Endosulfan, outros dois venenos ainda não banidos, o Deltametrina, com 37%, e o DDE, versão modificada do potente DDT, com 100% dos casos. Em Lucas do Rio Verde, aparecem ainda pelo menos outros três produtos banidos, o Paraquat, que provocou um surto de intoxicação aguda em crianças e idosos na cidade, em 2007, o Metamidofóis, e o Glifosato, este, presente em 70 das 79 amostras de sangue e urina de professores da área rural junto com outro veneno ainda não proibido, o Piretroides. Fonte: www.ig.com.br
Leia mais acessando:
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-02-24/brasil-consome-14-agrotoxicos-proibidos-no-mundo.html

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

INSCRIÇÃO PARA O CURSO E-PROINFO - 2014

Está aberta a inscrição para o curso Proinfo Integrado, um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais. Os módulos são independentes e por isso terão dois certificados homologados pela Secretaria da Educação que constará para a evolução Funcional Via Não Acadêmica.
Para fazer a inscrição é necessário preencher a ficha que foi enviada às escolas até o dia 14/02/2014.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cursos - IAG da USP

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realizará os cursos semi-presenciais “Sistema Solar” e “Astrofísica”. As inscrições vão até o dia 20/02/2014, e são voltados para professores do Ensino Fundamental e Médio. Existem duas modalidades, ambas gratuitas, conforme segue:

  • Curso de extensão “Sistema Solar” com duração de 130 horas, de março a junho de 2014;
  • Curso “Astrofísica” que abrange todo conteúdo do curso “Sistema Solar” e mais aulas adicionais totalizando 240 horas, de março a outubro de 2014. 
As inscrições e demais informações podem ser feitas pelo site http://www.iag.usp.br/evento/cursos-aperfeicoamento-astronomia-para-docencia-2014


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

A 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas (UnB/MEC/SENAD) está com as suas inscrições prorrogadas até o dia 16 de fevereiro de 2014. Aproveite para participar se inscrevendo no endereço:http://educadores.senad.gov.br/inscricao.html

Caso você não consiga utilizar o código INEP da sua escola, solicitamos que acesse o sistema de inscrição e utilize o código 00000000, preenchendo as informações necessárias para a identificação da sua escola manualmente (Nome da escola, Unidade Federativa e município). Solicitamos também que os demais educadores da sua escola para se inscrevam, de forma a consolidar um grupo de 5 a 10 educadores!

Caso tenha dúvidas procure a equipe do PRODEQUI/UnB: