quinta-feira, 28 de abril de 2011

Água: sem ela seremos o planeta Marte de amanhã

Todos os seres vivos, indistintamente, dependem da água para viver. No entanto, por maior que seja sua importância, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para a permanência da vida no Planeta. Trata-se de um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Os dados citados pela ONU, a seguir, mostram a necessidade urgentíssima de se utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:
- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso à água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.600 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 8 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

Marco Antonio Ferreira Gomes
Geólogo; D. Sc. em Solos e pesquisador da Embrapa Meio Ambiente
Fonte: Portal Dia de Campo

quarta-feira, 27 de abril de 2011

IAS realiza 3º encontro na EE Profª Olivia A. Furlani

O IAS (Instituto Apoio Social) realiza o 3º encontro na EE Profª Olivia A. Furlani, desenvolvendo oficinas com os alunos sobre prevenção ao uso de drogas. Clique em Eventos e veja mais fotos: http://opcnatureza.blogspot.com/p/eventos.html

terça-feira, 26 de abril de 2011

Subsídio ao trabalho de prevenção às drogas

Fonte: O ESTADO DE SÃO  PAULO
 

Cerca de 1 bilhão de pessoas podem ficar sem água em 2050

População das grandes cidades devem ser as mais atingidas

Foto José Sabino

Encontro do Rio Negro com o Solimões

Um estudo publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences aponta que mais de um bilhão de pessoas ficarão sem água em 2050 – sendo a maioria das grandes cidades.
Cientistas atribuem esse fato às más condições sanitárias de algumas metrópoles mundiais que agravam o risco para a fauna e a flora. Rob McDOnald, coordenador da pesquisa e integrante do centro de estudos privados The Nature Conservancy, diz que existem soluções para que esse um bilhão de pessoas tenham acesso à água, porém isso requer muitos investimentos na infraestrutura e melhor utilização da água.
Se a tendência atual da urbanização continuar, em 2050 cerca de 993 milhões de habitantes das cidades terão acesso a menos de 100 litros de água por dia para viver – quantidade correspondente ao volume de um banho por pessoa, segundo os pesquisadores.
A situação pode piorar caso os efeitos prováveis da mudança climática venham a acontecer. Segundo os cientistas, se isso ocorrer, outros 100 milhões de pessoas não terão acesso a esse volume de água. De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 150 milhões de pessoas consomem menos de 100 litros diariamente, quando este é o mínimo necessário considerado pelos analistas que um indivíduo deve ter para cessar suas necessidades diárias  como bebidas, comidas e higiene. O estudo informou que um cidadão médio americano consome aproximadamente 376 litros de água por dia.
As cidades desperdiçam em geral até 50% do seu suprimento de água devido a vazamentos em sua infraestrutura. A agricultura desperdiça a cada ano, em todo o mundo, cerca de 60% dos 4,5 quatrilhões de litros de água que utiliza. São dados assustadores que nos faz refletir sobre medidas para a economia de água. Portanto, tenha consciência, pois quem pode sofrer com a falta de água potável no planeta são os seus filhos.
Fonte: http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bullying

Promotores da Infância e Juventude de São Paulo querem que o bullying seja considerado crime. Um anteprojeto de lei elaborado pelo grupo prevê pena mínima de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Se a prática for violenta, grave, reiterada e cometida por adolescente, o autor poderá ser internado na Fundação Casa, a antiga Febem.
Nos casos de cyberbullying, pena prevista pela proposta é ainda maior
A proposta prevê que poderá ser penalizada a pessoa que expuser alguém, de forma voluntária e mais de uma vez, a constrangimento público, escárnio ou qualquer forma de degradação física ou moral, sem motivação evidente estabelecendo relação desigual de poder. Estão previstos casos em que a pena pode ser ampliada, como quando é utilizado meio eletrônico ou qualquer mídia (cyberbullying). “Hoje, como não há tipificação legal específica, os casos que chegam são enquadrados geralmente como injúria ou lesão corporal”, explica promotor Mario Augusto Bruno Neto, secretário executivo da promotoria.
Como o bullying e o cyberbullying são praticados na imensa maioria dos casos por crianças e adolescentes, os promotores vão precisar adaptar a tipificação penal dessas práticas ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O anteprojeto será submetido, no dia 6 de maio, a aprovação na promotoria e, depois, encaminhado ao procurador-geral do Ministério Público (MP), Fernando Grella Vieira, que deverá enviar o texto a um deputado para que o documento seja encaminhado ao Congresso. Antes disso, porém, a proposta será divulgada no site do MP para consulta pública. “Queremos que a população envie sugestões para que possamos aperfeiçoá-la”, explica o promotor Bruno Neto.
*6 ANOS é a pena máxima prevista no anteprojeto para casos que deixem sequela psicológica
*4 ANOS é a pena máxima prevista para a prática de bullying, sem as agravantes, segundo anteprojeto
*1 ANO é a pena mínima para casos de bullying no anteprojeto elaborado pelos promotores

COMO O BULLYING É TRATADO HOJE:
- É enquadrado como injúria ou lesão corporal
- Injúria consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro. A ofensa pode ser verbal, por escrito ou física. Pena de detenção de um a seis meses ou multa. Se há violência, a detenção é de três meses a um ano e multa. Se utilizar elementos como raça, cor, etnia, religião, entre outras a pena é de reclusão de um a três anos e multa
- A lesão corporal consiste em ofender a integridade corporal ou a saúde. Pena de detenção de três meses a um ano. Se for grave, reclusão, de um a cinco anos

O QUE É BULLYING:
- Ocorre quando há violência sistemática, com agressões físicas ou verbais repetitivas, contra a mesma criança

O QUE É CYBERBULLYING:- Quando as ofensas são postadas em redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter, MSN, SMS com mensagens ou fotos e também por meio de mensagens de celular

COMO AGEM AS VÍTIMAS:- Em casa mudam o comportamento, têm dores de cabeça e estômago, falta de apetite e insônia
- Na sala de aula têm uma postura retraída, faltam frequentemente e demonstram tristeza
- No recreio escolar ficam isolados do grupo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

1ª ECO NÁUTICA PARA PRESERVAÇÃO DO RIO TIETÊ - EE Prof. Hermínio Cantisani


       A EE Prof. Hermínio Cantisani promoveu, no dia 19/04/2011, uma exposição de maquetes, histórias em quadrinhos, cartazes, desenhos e apresentação de um teatro realizado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre a 1ª ECO NÁUTICA PARA PRESERVAÇÃO DO RIO TIETÊ, enfatizando a preservação do Meio Ambiente, a Água e o Rio Tietê. Veja mais fotos em Eventos.


           

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Curso - Interdisciplinaridade: uma proposta para professores da educação básica

A Universidade Federal do ABC, com o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão, está com inscrições abertas até 12 de maio de 2011 para professores dos ensino fundamental e médio interessados em práticas interdisciplinares.
Informações:
Curso gratuito - 35 Vagas
Aulas aos sábados: 08h30 - 12:30
De 06 de agosto de 2011 a 03 de dezembro de 2011
Inscrições online: até 12 de maio de 2011
Acesse: http://sites.google.com/site/interdisciplinaridadeufabc
Informações complementares pelo site ou e-mail: marco.antonio@ufabc.edu.br
Obs. O Curso não terá certificação pela CENP

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em comemoração ao “Ano Internacional de Química”, criou o portal www.quimica2011.org.br, cuja função é de divulgar todas as ações referentes a este ano tão  especial para a Química, bem como  o  projeto “365 Dias de Química”, no qual pesquisadores entrevistados falam sobre uma molécula química a cada dia.
Dentro deste mesmo portal ainda temos um e-book, “A química perto de você”, que traz vários experimentos que  podem  ser feitos em sala de aula e de baixo custo, sem uso de aparelhos (construção de extintores de incêndio, separação de corantes presentes em doces, descontaminação da água por eletrofloculação, etc).
Um outro  portal interessante é o http://qnint.sbq.org.br/qni , que traz artigos, pesquisas, moléculas e experimentos em 3D.

Conheça os Peixes das Profundezas

Como viver na escuridão fria do mar profundo.

O ambiente do mar profundo – a partir dos quatro mil metros de profundidade – é totalmente hostil a seres humanos e não é surpresa que seja o ambiente menos explorado da Terra.
Até início dos anos 70, pensava-se que não poderia existir vida abaixo dos mil metros. O frio, a ausência de luz e a pressão quase inimaginável – entre 20 e mil atmosferas – serviriam como fatores limitantes.
Quando finalmente desenvolvemos tecnologia o suficiente para descer até as profundezas, fomos surpreendidos por algumas das mais fascinantes formas de vida já vistas: os peixes abissais.
Imagem: Emma Kissling
O peixe-lanterna
O habitante mais comum da zona abissal é, de longe, o peixe-lanterna. Em geral, eles têm entre 2 e 30 centímetros e receberam este nome por causa de sua capacidade de bioluminescência: suas escamas emitem um fraco brilho azul, verde ou amarelo.
Bioluminescência, na verdade, é uma característica bastante comum entre peixes abissais. A luz é produzida por um órgão chamado fotóforo. Num ecossistema que o brilho solar não alcança, serve para atrair tanto presas como parceiros na época da reprodução. O peixe diabo negro ficou famoso por esta característica – ele balança uma falsa isca bioluminescente na frente da cabeça, capturando a presa quando esta se aproxima.
Outra característica comum entre os peixes abissais é a boca, sempre proporcionalmente grande, como é extremamente evidente no Photostomias guernei (o nome em português ainda não foi definido. Em inglês, ele se chama peixe-holofote). Esta foi uma adaptação importante num ambiente onde a comida é escassa e nunca se sabe quando será a próxima refeição. Na verdade, muitos dos habitantes das profundezas dependem de animais mortos que afundam até seu habitat, o que é raro. Então, quanto mais e mais depressa puderem comer, melhor.
Foto: Edith Widder/HBOI
Photostomias guernei: o peixe-holofote
No entanto, os peixes não são os únicos habitantes do mar profundo. A fascinante lula-gigante foi considerada um mito durante muito tempo e é uma das inspirações para o kraken, rei dos mares da cultura nórdica. Imaginava-se que deviam existir devido a enormes marcas de tentáculos que apareciam, por vezes, em cachalotes.
Apenas em 2004 foi encontrado um exemplar vivo, com 8 metros, em mares japoneses.  A lula-gigante é dona dos maiores olhos da natureza, com 30 cm de diâmetro – mais uma adaptação importante para viver num local em que a luz é escassa.
Foto: Amino Cho, prefeitura de Kyoto
A primeira foto divulgada de uma lula-gigante viva.
Estes são apenas alguns dos espécimes conhecidos, que com certeza representam uma fração pequena de todos os que existem. Ainda há muito a explorar no fundo do mar – enquanto procuramos vida fora da Terra, verdadeiros aliens habitam o fundo dos oceanos...
Fonte: http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Nanopartículas aumentam rendimento de biocombustível

Uma alternativa para aumentar o rendimento dos biocombustíveis só pode ser vista com poderosos microscópios, uma vez que seu tamanho está na casa dos bilionésimos de metro. São as nanopartículas.
Um novo estudo publicado no Journal of Renewable and Sustainable Energy demonstrou que a adição de nanopartículas de óxido de alumínio é capaz de melhorar o rendimento e a combustão do biodiesel. Outra vantagem é menor emissão de poluentes.
O óxido de alumínio (Al2O3), também conhecido como alumina, é o principal componente da bauxita. De acordo com o estudo, as nanopartículas utilizadas no estudo, com diâmetro médio de 51 nanômetros, têm elevada proporção entre superfície e volume. Isso resulta em mais superfícies reativas, permitindo que as nanopartículas atuem mais eficientemente como catalisadores químicos, aumentando a combustão.
A presença das nanopartículas também aumenta a mistura entre combustível e ar, levando a uma queima mais eficiente.
No estudo, J. Sadhik Basha e R. B. Anand, do Instituto Nacional de Tecnologia de Tiruchirappalli, na Índia, usaram inicialmente um agitador mecânico para criar uma emulsão que consistia de biodiesel de pinhão- manso (Jatropha curcas), água e um surfactante, misturados com diferentes proporções de nanopartículas de óxido de alumínio.
Segundo os cientistas, além de melhorar o rendimento em comparação com o biodiesel comum, a mistura resultou na emissão de quantidades significativamente menores de óxido de nitrogênio e de monóxido de carbono.
Os pesquisadores indianos testam no momento outros tipos de nanopartículas e nanotubos de carbono, além de investigar os efeitos dos aditivos microscópicos na lubrificação e nos sistemas de resfriamento dos motores. (Fonte: Agência Fapesp)

Sexualidade Humana - Aconselhamento e Educação na Internet

O programa em Sexualidade Humana foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Educação a Distância do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP/EPM juntamente com o Departamento de Pediatria, com o objetivo de ensinar aos adolescentes, professores e outros profissionais das áreas da Saúde e Educação, de uma forma simples, assuntos e conceitos relacionados à Sexualidade Humana; os temas são apresentados através de animações. Acesse o site:
e confira!

 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 de Abril - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A História do Dia Mundial da Saúde foi criada e teve seu inicio em 07 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Seu fundamento está no direito do ser humano à saúde e na obrigação do Governo na promoção da saúde. Ao longo dos anos, na história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida de todos os seres humanos. Leia mais em (Projeto APE): http://aprev-escola.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DICA DE CURSO

Estratégias para o ensino de microbiologia nos ensinos fundamental e médio
05, 06 e 07 de julho, das 13h30 às 17h30 (12h)                                          
Público: Graduados e graduandos do penúltimo e último ano em Biologia e professores de Ciências e Biologia 
dos Ensinos Fundamental e Médio e demais educadores.
Vagas: 25
Programa: Ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem utilizando aulas práticas, dinâmicas e oficinas.                                                                                                
Coordenação: Fábio F. Pereira e Glaucia C. Inglez (Museu de Microbiologia)
*gratuito para professores da rede Pública, mediante holerite e cheque caução.

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS (SPE)

          No dia 31 de março, na EE Profª Olívia Angela Furlani, a Psicóloga Eliane Terezinha Quadrini ministrou uma palestra sobre “Direitos Humanos e Valores” aos professores da U.E., referente ao Projeto SPE. Além da palestra, foram desenvolvidas atividades em grupo. Veja mais fotos em EVENTOS:

Palestra Stop Drogas

A ONG Stop Drogas está realizando palestras nas escolas pertencentes à D.E.R. de Birigui, referente à prevenção às Drogas e Valores. Veja fotos em EVENTOS.

PROFESSORES JÁ PODEM SE INSCREVER PARA PLEITEAR BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

   A Secretaria de Estado da Educação abriu inscrições para professores, supervisores e diretores da rede estadual interessados em pleitear bolsas de estudo para cursos de pós-graduação stricto sensu. Neste ano, são oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. O valor foi ampliado em 64,5% para mestrado e em 102,5% para doutorado. Até o ano passado, o benefício mensal para ambos os níveis de pós-graduação era de R$ 790. O cadastramento deve ser feito no site do Projeto Bolsa Mestrado/Doutorado (http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br/), até o dia 5 de maio. A iniciativa tem por objetivo estimular a melhora da qualificação dos servidores da rede. 

Bichos Construtores


Para saber mais sobre bichos construtores entre no site abaixo e interaja!
http://www.scipione.com.br/educa/galeria/01_bichos/bicho_10.htm