terça-feira, 14 de junho de 2011

Avião solar completa seu primeiro voo internacional

Mais uma prova de que energia verde é viável e funcional

© Solar Impulse / Jean Revillard / Rez.ch


O Solar Impulse HB-SAI fez seu primeiro voo internacional no dia 13-05-2011. Ele zarpou da Suíça às 8h40 e pousou em Bruxelas, na Bélgica, às 21h39 – ou seja, levou 13 horas exatas para concluir o trajeto.
O avião poderia ter concluído este trajeto em menos da metade deste tempo, mas escolheu os horários de alçar voo e pousar de forma a não haver contratempos.
A velocidade média do Solar Impulse foi 50km/h, o que é lento quando se trata de aviões: um boeing de passageiros costuma circular a 800km/h e cobrir a distância Berne/Bruxelas em 2 horas e meia.
Mas este voo serviu como prova de que energia verde é viável, mesmo para longas distâncias ou durante a noite, graças à capacidade do avião de armazenar células fotoelétricas.
Esta viagem internacional aconteceu menos de dois anos depois do voo de estreia do Solar Impulse: um teste de 87 minutos sobre a cidade de Payerne, na Suíça. Em julho de 2010, o avião conseguiu se manter no ar durante 24 horas pela primeira vez.
O Solar Impulse HB-SAI mede mais de 60 metros e tem 12 mil placas solares. Assim, ele capta luz o suficiente para voar ao mesmo tempo que armazena energia. Apesar disso, ele ainda é considerado um protótipo.

O piloto, André Broschberg, disse em sua coletiva de imprensa ao pousar que tudo correra bem durante o voo: sem contratempos, combustível, barulho ou poluição.
O próximo passo será uma volta ao mundo, programada para 2013.
© Solar Impulse / Fred Merz / Rez.ch
Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site da Solar Impulse (em inglês).
Fonte: http://canalazultv.ig.com.br/redeambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário