quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Algas podem virar fonte de combustível

Com a ajuda de enzimas capazes de extrair açúcares das plantas marinhas, convertendo-os em fonte de biomassa e de energia, cientisitas descobriram um meio para produzir etanol sem causar impactos ambientais. Com apenas 3% das águas costeiras mundiais seria possível produzir algas capazes de substituir 60 bilhões de galões de combustíveis fósseis

Graças a enzimas desenvolvidas por cientistas do Bio Architecture Lab (BAL), laboratório especializado em biocombustiveis dos Estados Unidos, algas marinhas podem ser usadas para a criação de combustíveis renováveis e produtos químicos. As enzimas são capazes de extrair açúcares das plantas, convertendo-o em fonte de biomassa e de energia.

De acordo com o estudo divulgado na revista Science em 19 de janeiro, essa transformação é possível porque 60% da biomassa seca das algas é composta por carboidratos fermentáveis e em cerca de metade delas se encontra apenas um tipo, o alginato, principal componente do açúcar das algas. O alginato, com a ajuda das novas enzimas, pode ser degradado e metabolizado, permitindo a criação de etanol a partir de algas.

O estudo também afirma que a produção de combustível com as algas como matéria-prima não causaria impacto ambiental significativo. Por não precisar de terra ou água para crescer e possuir um elevado teor de açúcar, com apenas 3% das águas costeiras mundiais seria possível produzir algas capazes de substituir 60 bilhões de galões de combustíveis fósseis. Atualmente, de acordo com a BAL, já existem fazendas de algas que mantêm uma taxa de produção economicamente viável no Chile.

Fonte: http://www.horizontegeografico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário